segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE FERNANDO PEDROZA

Solange Batista um ano a frente de secretaria de assistência social, e o blog foi conversar com ela e coordenadores e funcionários, que nos recebeu muito bem e nos passou algumas informações da secretaria.

Estivemos no CRAS que faz parte da assistência social aonde conversamos com dona Elânia Cristina e com aparecida que nos informou como funciona o CRAS e nos falou sobre a reforma da sua sede, que após muitos anos a sede do CRAS passou por uma reforma como pintura rampa principalmente para os deficientes, colocaram portas novas e parte hidráulica e elétrica e colocaram que é por direito a placa na frente do prédio.

Nos mostrou os equipamentos novos que o CRAS recebeu para trabalho como computadores, impressoras gela-agua, arquivos para guardarem com segurança os documentos que antes era guardados em arquivos abertos.

O que o CRAS faz?

Faz cadastros das famílias, e agora mesmo estão atualizando os cadastros e que até o momento estão cadastradas mais de 600 famílias sendo que 251 é cadastrada no PAIF e que essas são acompanhada diariamente. Os 39 beneficiários da minha casa e minha vida será oferecido agora em 2015 um curso para os mesmos. O CRAS oferece para as famílias o atendimento de psicoliga e de uma assistente sócia, como também realiza ações como exemplo o 18 de maio em parceria com o conselho tutelar  realizou evento informativo de combate e o abuso e exploração a criança e ao adolescentes.

E muito mais que o CRAS realiza.




Falando ainda da assistência social estivemos conversando na sede da secretaria aonde é feito o cadastro único, falamos com uma das coordenadoras, Suely Melo que nos passou algumas informações sobre o cadastro e seus benefícios.

Resumimos tudo o que ela nos passou sobre como funciona e como é feito e quem pode ser cadastrado, o cadastro único é um banco de dados que passa informações do perfil de cada família ao MDS. E para ter direito aos beneficio sociais pelo governo federal o perfil da família cadastrada tem que está dentro da baixa renda, e pra fazer o cadastro único tem que está dentro de três salários mínimo e que a per capta fique dentro de meio salário mínimo por pessoa.

Até dezembro de 2014 foi cadastradas 925 família e que 542 famílias foram liberadas para receberem o bolsa família.

Esse foi um resumo do que o cadastro único faz e tem muito mais o que ele pode ser feito





O esporte que também está dentro da secretaria de assistência social vamos trazer um pouco o que foi feito  nesta área com uma reforma no ginásio de esportes e reinaugurado aonde foi realizado um dos maiores campeonato em temo de premiação segundo o coordenador Gilson Costa teve também ajuda para alguns atletas do município jogarem e serem avaliado em outra cidade.




A secretaria em parceria com o PRONATEC  realizou cursos profissionalizantes aonde já forma capacitada aproximadamente  trezentas(300) pessoas.

Os cursos foram:

*Auxiliar administrativo

*Agente de  alimentação escolar

*Recepcionista

*Balconista de farmácia

*Manicure e pedicure

*Operador de computador

*Almoxarife

*Promotor de vendas

*Auxiliar de cozinha

*Cuida dor de idoso

*Depilação


Ainda em parceria com o SENAI e secretaria de assistência social foram oferecido dois(2) cursos profissionalizante:

*Pedreiro

*Pintor


 

Solange Batista a frente da secretaria de assistência social já realizou muitos eventos e ações e um dos deles foi em dezembro de 2014 de 16 a 18 a semana do bebê, evento a terceira idade os nossos queridos idosos, e ainda conseguiu um veiculo para beneficiar  a secretaria de assistência  social, e está na luta em busca do SELO UNICEF Solange Batista junto com coordenadores e funcionários da secretaria tem planos para o futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário